Descobre o que a nossa comunidade tem a dizer sobre os eventos da EUDRES²
Foi muito bom poder comunicar-me com pessoas de outras áreas que também são interessantes. Nós recebemos dicas valiosas dos nossos mentores em relação à nossa ideia. Foi recompensante receber este feedback construtivo e saber que nossa ideia era boa e que os professores também estavam dispostos, engajados no projeto. 🤝 Participar nessa atividade não só me fez conhecer pessoas de outras culturas, mas também me fez conhecer mais pessoas no Politécnico de Setúbal.
―
Constança Godinho,
Licenciatura em Marketing
Participou nos I Living Labs Híbridos, 2023 → Sankt Pölten, Áustria
Boas práticas, obstáculos e perspetivas sobre a Economia Circular e a Reciclagem foram o ponto de partida para este inaugural iResidency. A oportunidade de estar em contacto com diferentes experiências e visões sobre o presente e conhecer os diferentes desafios das regiões foi importante para articular como esses diversos contextos e boas práticas podem contribuir para um futuro mais sustentável e mais circular para as regiões. Na minha perspetiva, enquanto estudante de Gestão de Marketing, redes de investigação, novos modelos de negócio, design thinking para produtos e novos comportamentos de consumo se mostraram fundamentos-chave para a dinâmica deste futuro. A possibilidade de construir uma campanha que fosse provocada por desafios de uma comunidade local, mas que pudesse evoluir para toda a aliança E³UDRES², contribuindo para regiões mais circulares e mais colaborativas, também foi ponto alto do iResidency 2022. O #CircularExchange pretende ser fonte de educação e engagement, motivar a participação ativa neste paradigma de transformação e oferecer aos estudantes uma plataforma de voz e alcance.
―
Jéssica Camargo
Mestrado em Gestão de Marketing
Participou no iResidency, 2022 → Sankt Pölten, Áustria
“Vivenciamos momentos inesquecíveis, imersos na atmosfera inspiradora de uma bela igreja reformada. Tivemos a oportunidade de construir pontes com papel, palitos e fita cola, explorando nossa criatividade e desenvolvendo facetas de liderança de maneira geral. 💡Outro aspeto relevante a mencionar foi o pedido para selecionarmos um perfil tipo com o qual nos identificássemos. Empreendedores compartilharam experiências valiosas, proporcionando insights cruciais. As atividades de teambuilding permitiram o desenvolvimento de laços profundos com os colegas, enriquecendo ainda mais a jornada. A elaboração de um vídeo traduziu em imagens tudo o que absorvemos nos dias anteriores. As despedidas, embora agridoces, encerraram esta experiência singular, deixando-nos com os corações cheios de gratidão e memórias preciosas.
―
Daniel Ciocanu
Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Participou no International Engagement Circus, 2023 → Hasselt, Bélgica
O objetivo principal do evento era criar um portal de recrutamento para facilitar a transição dos estudos para a carreira, destacando os talentos e valores dos recém-formados. 🤖 O formato único do Hackathon, com duração de 36 horas ininterruptas, desafiou todos os participantes a criar algo inovador em um ambiente de cooperação intensa, simulando desafios do mundo real em um curto período. A experiência foi incrível, proporcionando oportunidades valiosas para o meu crescimento pessoal e profissional. Tive a oportunidade de interagir com diversas culturas, adquirir conhecimentos variados e aprimorar as minhas habilidades técnicas e interpessoais. Saí deste desafio satisfeito pelas conquistas (a minha equipa ter sido colocada no top 3) e pelas aprendizagens de situações em que considero ter tido um desempenho menor. Além de proporcionar uma experiência prática de desenvolvimento rápido e resolução de problemas, o hackathon ofereceu uma oportunidade única para expandir minha rede de contatos. Colaborar com colegas diversos, empreendedores locais e start-ups proporcionou uma troca valiosa de ideias e perspetivas. Em resumo, foi uma experiência enriquecedora que me deixou mais preparado para os próximos passos na minha carreira.
―
Ricardo Barão
Licenciatura em Engenharia Informática
Participou no Hackathon, 2024 → Leuven, Bélgica
como funciona?
Nos eventos da EUDRES², os desafios são desenvolvidos a partir de problemas reais enfrentados por comunidades regionais. As equipas, compostas por estudantes de diferentes áreas de estudo e países, são incentivadas a colaborar para encontrar soluções inovadoras e práticas, num ambiente dinâmico e multidisciplinar.
Participa numa equipa internacional, a resolver desafios reais e colaborar com pessoas de toda a Europa. Na EUDRES², os nossos estudantes vivem experiências únicas, onde inovação e trabalho em equipa são o centro de tudo.
Estudantes das nossas 9 universidades europeias formam equipas para enfrentar desafios reais e criar soluções que gerem melhorias regionais num ambiente multicultural e multidisciplinar. Vê o que os nossos participantes têm a dizer e descobre como estas experiências estão a transformar as suas perspetivas.
I LIVING LABS INTENSIVOS
Neste evento, estudantes de diferentes países e programas de estudo trabalham em equipas para resolver um problema real definido por uma organização, empresa ou instituição local. O processo é acompanhado por uma equipa de mentores, utilizando uma abordagem de design thinking, investigando as necessidades do público-alvo e desenvolvendo protótipos.
Por fim, as soluções são apresentadas publicamente no I Living Lab Showdown e podem até mesmo ser desenvolvidas através da criação de start-ups.
Expectativas x Realidade
No início, muitos dos nossos participantes chegam com curiosidade e algumas expectativas sobre o que vão encontrar nos eventos da EUDRES². No entanto, é ao longo da experiência que as verdadeiras surpresas e aprendizagens acontecem. Perguntámos aos nossos estudantes o que esperavam antes do evento. Depois, questionámos o que acharam da experiência real. Aqui, podes ver como as suas expectativas iniciais se compararam com a vivência prática e o impacto que tiveram. Descobre como as perceções dos estudantes mudaram – desde as ideias iniciais até às vivências reais, cheias de desafios, superações e descobertas inesperadas.
Pedro Ferra Moura Carlos da Silva Pereira, Valter da Costa Mateus, Nuno Jesus e Eduardo Rodrigues Silveiro
Antes dos I Living Labs...
O que os estudantes esperavam ao juntar-se a uma equipa internacional? Desde a expectativa de trabalhar num ambiente multicultural, até à curiosidade sobre como seriam os desafios reais. Aqui, podes ver o que os participantes antecipavam antes de mergulharem na experiência EUDRES².
Desde que ingressei no IPS, tenho tentado participar nestas iniciativas para complementar os meus conhecimentos e ajudar-me a tornar-me uma pessoa melhor! Inscrevi-me porque acreditava que esta experiência internacional poderia melhorar a minha vida académica e pessoal. O meu amigo, que tinha participado anteriormente noutro I Libing Lab, inspirou-me a inscrever-me! No início, estava motivado pela possibilidade de viajar para um novo país e conhecer novas pessoas. Porém, depois de conhecer melhor o projeto, estou ansioso por aprender mais sobre o conteúdo!
"Embora ainda não tenhamos sido informados sobre qual competência técnica específica iremos trabalhar, gostaria de aprender mais sobre sustentabilidade, digitalização, entre outras. A minha tese de mestrado é sobre economia circular e, no início, esperava aprender mais sobre este tópico, mas depois de algumas reuniões percebi que iríamos trabalhar num tema totalmente diferente, fora da minha zona de conforto. Vamos ver se vou conseguir alcançar algo novo! Não estou à espera de nenhum tema específico, quero apenas aprender mais sobre pessoas de diferentes culturas e sobre mim mesmo! Espero melhorar o meu inglês."
"Acredito que estas iniciativas são cruciais para o desenvolvimento dos futuros profissionais. Estou ansioso para começar a trabalhar e conhecer todas estas pessoas diferentes! Penso que a experiência nos permitirá ter este tipo de cooperação com diferentes formações, países e áreas de conhecimento. Simplesmente espero a melhor cooperação! Sou um pouco introvertido, por isso comunicar por vezes é dificil, mas tenho a certeza de que todos daremos o nosso melhor para fazer um ótimo trabalho! Estou muito entusiasmado por trabalhar com pessoas totalmente diferentes de mim. Para mim não é acerca do conteúdo em si, mas mais sobre as pessoas. Cooperar com pessoas diferentes será muito útil para melhorar as minhas competências em inglês."
"Pessoalmente, espero obter os melhores resultados possíveis do projeto e alcançar todos os objetivos junto da minha equipa. Em relação ao IPS, devemos representá-lo de forma responsável. Procuro uma boa experiência pessoal e levar o bom nome de Portugal e do Instituto para a Letónia! Fazer um bom trabalho pode ajudar o nosso futuro e potencialmente abrir portas, por exemplo, para oportunidades de emprego. Pode também provar que os Institutos Politécnicos são ótimos locais para estudar. A nossa paixão pode inspirar outros estudantes a juntarem-se ao IPS. Acredito que vou experienciar um dia-a-dia totalmente diferente do que estou habituado, o que ajudará a melhorar o meu inglês.
Espero voltar com uma perspetiva diferente de vida."
...DEPOIS DOS I LIVING LABS
Após o evento, os estudantes refletem sobre a experiência que viveram. Descobre como as suas perspetivas mudaram e o que realmente sentiram e aprenderam ao enfrentar desafios, colaborar com equipas diversificadas e criar soluções inovadoras.
"Os I Living Labs superaram as minhas expectativas! Esperava uma ótima semana de trabalho, mas acabei por fazer novos amigos. Acredito que nós, os estudantes portugueses, vivenciámos esta atividade de uma forma diferente dos estudantes locais, resultando em diferentes resultados de trabalho. Portanto, sim, correspondeu às minhas expectativas! Superou as minhas expectativas! Já esperava coisas boas, mas acabou por ser ainda melhor!"
"O melhor momento coincidiu com o pior - regressar a Lisboa. Dizer adeus aos meus amigos foi incrível, porque, embora tenha sido difícil, já que talvez não nos vejamos novamente, significou que criámos uma grande conexão. Para mim, a melhor parte desta experiência foi aprender sobre as diferentes culturas, fora das salas de aula.
Fazer a apresentação, onde finalmente expusemos o nosso trabalho ao mundo! A parte que mais gostei foi conhecer novas pessoas, viajar e a organização."
"O tema da minha equipa foi 'Como melhorar a prática de exercício físico em pessoas com incapacidade física?'. Após ouvirmos as nossas personas, criámos uma aplicação que, através de realidade aumentada e tutoriais, procurava não só aumentar a capacidade física, mas também construir uma comunidade. Trabalhámos em comunicar "ciência" com sucesso. Para resolver esta questão, conhecemos os nossos stakeholders e criámos um pequeno projeto. Até as pequenas coisas podem fazer a diferença! O meu desafio foi "Como podemos aumentar a atividade física através da digitalização?" e a ideia foi criar um website com testemunhos de modo a mostrar às pessoas que superaram adversidades como ser ativas, tanto fisicamente quanto nas suas tarefas diárias. Descobri a minha habilidade em desenhar através deste desafio! O meu projeto consistiu numa curta-metragem da Bela e o Monstro, toda a equipa foi excelente!"
"Aprendi muito sobre colaborar em grupos de grandes dimensões. Foi muito agradável ver como pessoas diferentes podem se misturar tão bem, mesmo sem se conhecerem. A nossa maior conquista foi no final termos criado algo bom para os nossos stakeholders.
Aprendi muito com toda a experiência, fez-me compreender realmente tenho capacidade para criar algo novo! Nada me supreendeu, apenas o facto dos meus colegas terem sido tão atenciosos comigo.
A meteorologia supreendeu-me!"
TESTEMUNHO
Intensive I Living Labs Latvia 2023
AGORA É A TUA VEZ
Partilha a tua experiência
Já participaste num dos eventos da EUDRES² e queres partilhar a tua história? Envia-nos o teu testemunho e conta-nos como foi fazer parte desta jornada colaborativa e inovadora.
Para enviar o teu testemunho:
- Escreve um texto ou grava um vídeo onde partilhas a tua experiência nos eventos da EUDRES². Podes falar sobre o que aprendeste no país que visitaste, os desafios que enfrentaste, as soluções que ajudaste a criar, ou como esta experiência impactou a tua trajetória académica e profissional.
- Envia-nos o teu testemunho por email: eudres@ips.pt
- No assunto do email, indica o teu nome e o evento em que participaste (exemplo: “Testemunho – Bootcamp 2024”).
Os testemunhos mais inspiradores poderão ser destacados na nossa página e nas redes sociais da EUDRES²! Junta-te à nossa comunidade e partilha a tua voz com o mundo.