Reproduzir vídeo

Descobre o que a nossa comunidade tem a dizer sobre os eventos da EUDRES²

Foi muito bom poder comunicar-me com pessoas de outras áreas que também são interessantes. Nós recebemos dicas valiosas dos nossos mentores em relação à nossa ideia. Foi recompensante receber este feedback construtivo e saber que nossa ideia era boa e que os professores também estavam dispostos, engajados no projeto. 🤝 Participar nessa atividade não só me fez conhecer pessoas de outras culturas, mas também me fez conhecer mais pessoas no Politécnico de Setúbal. 


Constança Godinho,
Licenciatura em Marketing
Participou nos I Living Labs Híbridos, 2023 → Sankt Pölten, Áustria

Boas práticas, obstáculos e perspetivas sobre a Economia Circular e a Reciclagem foram o ponto de partida para este inaugural iResidency. A oportunidade de estar em contacto com diferentes experiências e visões sobre o presente e conhecer os diferentes desafios das regiões foi importante para articular como esses diversos contextos e boas práticas podem contribuir para um futuro mais sustentável e mais circular para as regiões. Na minha perspetiva, enquanto estudante de Gestão de Marketing, redes de investigação, novos modelos de negócio, design thinking para produtos e novos comportamentos de consumo se mostraram fundamentos-chave para a dinâmica deste futuro. A possibilidade de construir uma campanha que fosse provocada por desafios de uma comunidade local, mas que pudesse evoluir para toda a aliança E³UDRES², contribuindo para regiões mais circulares e mais colaborativas, também foi ponto alto do iResidency 2022. O #CircularExchange pretende ser fonte de educação e engagement, motivar a participação ativa neste paradigma de transformação e oferecer aos estudantes uma plataforma de voz e alcance.


Jéssica Camargo
Mestrado em Gestão de Marketing
Participou no iResidency, 2022 → Sankt Pölten, Áustria

“Vivenciamos momentos inesquecíveis, imersos na atmosfera inspiradora de uma bela igreja reformada. Tivemos a oportunidade de construir pontes com papel, palitos e fita cola, explorando nossa criatividade e desenvolvendo facetas de liderança de maneira geral. 💡Outro aspeto relevante a mencionar foi o pedido para selecionarmos um perfil tipo com o qual nos identificássemos. Empreendedores compartilharam experiências valiosas, proporcionando insights cruciais. As atividades de teambuilding permitiram o desenvolvimento de laços profundos com os colegas, enriquecendo ainda mais a jornada. A elaboração de um vídeo traduziu em imagens tudo o que absorvemos nos dias anteriores. As despedidas, embora agridoces, encerraram esta experiência singular, deixando-nos com os corações cheios de gratidão e memórias preciosas.


Daniel Ciocanu
Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Participou no International Engagement Circus, 2023 → Hasselt, Bélgica

O objetivo principal do evento era criar um portal de recrutamento para facilitar a transição dos estudos para a carreira, destacando os talentos e valores dos recém-formados. 🤖 O formato único do Hackathon, com duração de 36 horas ininterruptas, desafiou todos os participantes a criar algo inovador em um ambiente de cooperação intensa, simulando desafios do mundo real em um curto período. A experiência foi incrível, proporcionando oportunidades valiosas para o meu crescimento pessoal e profissional. Tive a oportunidade de interagir com diversas culturas, adquirir conhecimentos variados e aprimorar as minhas habilidades técnicas e interpessoais. Saí deste desafio satisfeito pelas conquistas (a minha equipa ter sido colocada no top 3) e pelas aprendizagens de situações em que considero ter tido um desempenho menor. Além de proporcionar uma experiência prática de desenvolvimento rápido e resolução de problemas, o hackathon ofereceu uma oportunidade única para expandir minha rede de contatos. Colaborar com colegas diversos, empreendedores locais e start-ups proporcionou uma troca valiosa de ideias e perspetivas. Em resumo, foi uma experiência enriquecedora que me deixou mais preparado para os próximos passos na minha carreira.


Ricardo Barão
Licenciatura em Engenharia Informática
Participou no Hackathon, 2024 → Leuven, Bélgica

como funciona?
Nos eventos da EUDRES², os desafios são desenvolvidos a partir de problemas reais enfrentados por comunidades regionais. As equipas, compostas por estudantes de diferentes áreas de estudo e países, são incentivadas a colaborar para encontrar soluções inovadoras e práticas, num ambiente dinâmico e multidisciplinar.

Participa numa equipa internacional, a resolver desafios reais e colaborar com pessoas de toda a Europa. Na EUDRES², os nossos estudantes vivem experiências únicas, onde inovação e trabalho em equipa são o centro de tudo.

Estudantes das nossas 9  universidades europeias formam equipas para enfrentar desafios reais e criar soluções que gerem melhorias regionais num ambiente multicultural e multidisciplinar. Vê o que os nossos participantes têm a dizer e descobre como estas experiências estão a transformar as suas perspetivas.

I LIVING LABS INTENSIVOS

Neste evento, estudantes de diferentes países e programas de estudo trabalham em equipas para resolver um problema real definido por uma organização, empresa ou instituição local. O processo é acompanhado por uma equipa de mentores, utilizando uma abordagem de design thinking, investigando as necessidades do público-alvo e desenvolvendo protótipos.

Por fim, as soluções são apresentadas publicamente no I Living Lab Showdown e podem até mesmo ser desenvolvidas através da criação de start-ups.

230418-eudres-intensive-ill-showdown-gallery-3
Expectativas x Realidade

No início, muitos dos nossos participantes chegam com curiosidade e algumas expectativas sobre o que vão encontrar nos eventos da EUDRES². No entanto, é ao longo da experiência que as verdadeiras surpresas e aprendizagens acontecem. Perguntámos aos nossos estudantes o que esperavam antes do evento. Depois, questionámos o que acharam da experiência real. Aqui, podes ver como as suas expectativas iniciais se compararam com a vivência prática e o impacto que tiveram. Descobre como as perceções dos estudantes mudaram – desde as ideias iniciais até às vivências reais, cheias de desafios, superações e descobertas inesperadas.

Testemunhos enviados pelos estudantes do Politécnico de Setúbal
Pedro Ferra Moura Carlos da Silva Pereira, Valter da Costa Mateus, Nuno Jesus e Eduardo Rodrigues Silveiro
Antes dos I Living Labs...

O que os estudantes esperavam ao juntar-se a uma equipa internacional? Desde a expectativa de trabalhar num ambiente multicultural, até à curiosidade sobre como seriam os desafios reais. Aqui, podes ver o que os participantes antecipavam antes de mergulharem na experiência EUDRES².

...DEPOIS DOS I LIVING LABS

Após o evento, os estudantes refletem sobre a experiência que viveram. Descobre como as suas perspetivas mudaram e o que realmente sentiram e aprenderam ao enfrentar desafios, colaborar com equipas diversificadas e criar soluções inovadoras.

TESTEMUNHO
five-stars-7292866_960_720
Intensive I Living Labs Latvia 2023
"Sinto-me energético, ansioso por aprender e experienciar diferentes culturas. Em geral, entusiasmado por fazer parte deste projeto da E³UDRES²! Inicialmente, estava um pouco nervoso, mas as reuniões online animaram-me. É a primeira vez que saio do país, por isso estou entusiasmado para ir à Letónia!"
Pedro Ferra Moura, Carlos da Silva Pereira Valter da Costa Mateus, Nuno Jesus e Eduardo Rodrigues Silveiro
Estudantes do Politécnico de Setúbal
AGORA É A TUA VEZ

Partilha a tua experiência

Já participaste num dos eventos da EUDRES² e queres partilhar a tua história?  Envia-nos o teu testemunho e conta-nos como foi fazer parte desta jornada colaborativa e inovadora.

Para enviar o teu testemunho:

  1. Escreve um texto ou grava um vídeo onde partilhas a tua experiência nos eventos da EUDRES². Podes falar sobre o que aprendeste no país que visitaste, os desafios que enfrentaste, as soluções que ajudaste a criar, ou como esta experiência impactou a tua trajetória académica e profissional.
  2. Envia-nos o teu testemunho por email: eudres@ips.pt
  3. No assunto do email, indica o teu nome e o evento em que participaste (exemplo: “Testemunho – Bootcamp 2024”).

Os testemunhos mais inspiradores poderão ser destacados na nossa página e nas redes sociais da EUDRES²! Junta-te à nossa comunidade e partilha a tua voz com o mundo.