Bem-estar e envelhecimento ativo

Esperança de vida vs. anos vividos com deficiência

O objetivo final desta rede de investigação é colmatar o fosso entre a esperança de vida e os anos vividos com deficiência. A Rede Bem-estar e Envelhecimento estabeleceu 4 linhas principais de interesse comum, sendo elas: longevidade funcional; gestão pró-ativa da saúde e bem-estar; envelhecimento produtivo e positivo; envelhecimento no local.

Projeto Virtual Gym

O objetivo do projeto é acelerar o desenvolvimento e avaliação de um videojogo de exercício (exergame) de realidade virtual (RV) imersiva, socialmente inclusivo, para promover a actividade física em grupos sedentários da população. A plataforma Virtual Gym liga dois sistemas na sua maioria independentes – biofeedback objetivo (estado físico) e ambiente virtual (motivação, socialização e inclusão).

A arquitetura única do protótipo de plataforma RV existente permite adicionar diferentes tipos de vestuário, proporcionando assim uma grande variedade de aplicações alvo e possibilidades de individualização a desenvolver a longo prazo.

 

Objetivos

  • Desenvolver uma solução de RV socialmente inclusiva para pacientes com estilo de vida sedentário, que lhes permita realizar exercícios físicos individualizados de acordo com as diretrizes clínicas;
  • Validar o protótipo através da avaliação dos parâmetros biomecânicos e fisiológicos em quatro países diferentes, utilizando diferentes configurações experimentais;
  • Explorar a aceitabilidade, usabilidade da solução RV (métodos mistos);
  • Avaliar o impacto da utilização da solução RV: Nível de atividade física pré-pós RV;

Metas para o desenvolvimento tecnológico no Virtual Gym

  • Desenvolvimento do Exergame; Implementação de novos sensores e desenvolvimento de “wrapper-scripts” que traduzam o fluxo de dados originais provenientes dos sensores para o formato padronizado.
  • Narrativa e mecânica do jogo, sistemas de recompensa, etc.
  • Integração da característica multi-utilizador sem perturbar a arquitetura de base do jogo;
  • Avaliação de parâmetros biomecânicos e fisiológicos associados à utilização do Exergarme;
  • Avaliação da usabilidade, motivação e aceitabilidade do Exergarme através de um estudo misto (questionários e focus groups) em cidadãos sedentários;