A E³UDRES² está a realizar, esta semana, a Spring Summit 2025 em Enschede, nos Países Baixos. Um dos momentos centrais deste evento é o Encontro Internacional de Stakeholders, que decorreu nos dias 17 e 18 de março, reunindo diversos parceiros da aliança para promover a colaboração e a discussão em torno de temas relevantes para o desenvolvimento regional.
O Politécnico de Setúbal marcou presença no evento trazendo consigo entidades de grande relevância para o ecossistema regional: a IBM e a IDSET – Associação Empresarial da Região de Setúbal. A vice-presidente do IPS, Professora Luísa Carvalho, marcou presença no evento e ressaltou a importância da interação entre universidades e stakeholders internacionais para o desenvolvimento regional. A delegação portuguesa contou ainda com a participação do Professor Miguel Guevara López, investigador na área de Deep Tech, destacando a pertinência do tema central do evento. O Professor Pedro Dominguinhos também integrou a delegação, partilhar o seu conhecimento sobre as Prioridades de Desenvolvimento Regional Durante Períodos de Recuperação.
É de alto valor a decorrência do Encontro Internacional de Stakeholders durante o arranque da Spring Summit, por proporcionar uma plataforma essencial para o estabelecimento de ligações e o fortalecimento da rede da aliança. Esta interação inicial entre stakeholders de diferentes regiões é fundamental para criar a capilaridade necessária para que a E³UDRES² possa efetivamente impulsionar o desenvolvimento e gerar impacto nas suas comunidades.
O Spring Summit 2025 prossegue com um programa diversificado e dinâmico que inclui ainda um festival de ciências, diversas atividades coletivas e sessões interativas, assim como treinamentos, palestras e workshops. Este encontro focado no networking energiza as restantes atividades do summit e fortalece a troca de conhecimentos e serve de catalisador para futuras colaborações.