Workshop “Mobile Computing” dá início às Atividades de Co-Ensino na E³UDRES²

A aliança E³UDRES² começa a colher os frutos das suas Open Calls para Atividades de Co-ensino, lançadas há alguns meses, para incentivar a colaboração entre as nossas instituições parceiras. A plataforma visa permitir que docentes das nossas universidades se liguem e desenvolvam projetos conjuntos e colaborações promissoras. Uma dessas iniciativas foi o workshop sobre programação móvel, “Mobile Computing”, que nos uniu a nossa instituição parceiraUniversidade de Ciências Aplicadas de St. Pölten (🇦🇹 Áustria).

O MATCH PERFEITO
A plataforma foi criada para fomentar a ligação entre os investigadores e professores das instituições com outros profissionais da aliança e a criação de projetos conjuntos. Através da plataforma online, Victor-Adriel De-Jesus-Oliveira, investigador e docente do Departamento de Mídia e Tecnologias Digitais da St. Pölten UAS, descobriu o interesse de Cédric Grueau, do Politécnico de Setúbal, em computação móvel e estabeleceu contato, com um convite para colaboração.

Victor-Adriel De-Jesus-Oliveira da St. Pölten UAS (à esquerda) e Cédric Grueau da Universidade Politécnica de Setúbal (à direita) são os co-criadores do workshop "Mobile Computing".

APRENDIZAGEM NA PRÁTICA
A colaboração, realizada em duas sessões online, foi destinada aos estudantes de mestrado e licenciatura do Politécnico de Setúbal (🇵🇹 Portugal). Além disso, o workshop foi conduzido em português e inglês, e foi bem recebido pelos estudantes do Politécnico de Setúbal, que valorizaram a abordagem prática.

EDUCAÇÃO A TODO O GÁS
“Planeamos continuar a nossa colaboração com uma palestra adicional do Professor Cédric para os nossos alunos da St. Pölten UAS no próximo ano”, revelou Victor. A iniciativa dos dois professores é um exemplo dos benefícios proporcionados pela cooperação internacional no ensino superior, um dos fundamentos que orienta a aliança E³UDRES². Além de oferecerem experiências de aprendizagem valiosas para os estudantes, estas iniciativas também reforçam os laços entre as instituições parceiras na Europa, promovendo uma partilha crescente dos conhecimentos e o aumento da nossa rede de melhorias regionais.

LINKS