E³UDRES² cria um Conselho Científico para a Aliança

Fortalecendo a investigação e a colaboração internacional no Ensino Superior Europeu

A E³UDRES² estabeleceu o seu Conselho Científico, criado para supervisionar e orientar a estratégia de investigação conjunta da aliança. Este novo órgão é composto por um representante de cada instituição parceira, e foi eleito como presidente deste órgão, por meio de votação, Liviu Marsavina da instituição parceira Universidade Politécnica de Timisoara. O Professor Luís Coelho, da ESTSetúbal, representará o Politécnico de Setúbal.

Um passo significativo para a Excelência Académica
A criação do Conselho Científico da E³UDRES² representa um avanço importante na promoção da excelência e inovação no ensino superior europeu, através da abordagem colaborativa da aliança, envolvendo as nove instituições parceiras. Por outro lado, este órgão fornece às iniciativas de investigação uma supervisão rigorosa e especializada. Com o apoio dos diversos representantes que o compõem, a E³UDRES² terá capacidade de enfrentar os desafios futuros e contribuir significativamente para a evolução da educação do ensino superior na União Europeia.

Supervisão e implementação de estratégias de investigação
O Conselho Científico da E³UDRES² terá um papel central na orientação e supervisão da estratégia de investigação conjunta da aliança, assegurando que essa reflita as políticas, experiências e atividades desenvolvidas anteriormente pela União Europeia. Para além disto, deverá integrar as capacidades e conhecimentos de todos os representantes dos nove parceiros, de modo a garantir o sucesso das atividades do mesmo. O Conselho Científico, acompanhará os processos de investigação, e caso sejam aprovados, supervisiona a sua implementação. O Conselho terá também um papel importante na seleção de futuros Centros de Excelência e supervisionará a criação e implementação de programas de doutoramento conjuntos dentro da aliança, definindo a sua metodologia e políticas.