Ent-r-e-novators
Entrepreneurs-researchers-educators-innovators
Uma forte interligação entre educação, investigação, inovação e o empreendedorismo.
Sobre o projeto
Os ent-r-e-novadores abordam as necessidades da região numa variedade de abordagens: future workshops, hackathons, I living labs ou projetos de investigação científica sobre ciência cidadã, fazendo a ponte entre o saber-fazer e passando de uma cultura “eu” para uma “nós”.
O E³UDRES² Ent-r-e-novadores aumenta a capacidade de investigação da aliança universitária europeia E³UDRES² – Universidade Europeia Envolvida e Empreendedora como Motor para Regiões Europeias Inteligentes e Sustentáveis – e ambiciona co-criar uma estratégia específica de investigação conjunta para a aliança.
Objetivos
- Co-criar uma estratégia e agenda comum que liberte o nosso potencial de excelência em Investigação e Inovação, para acelerar a transformação num Centro Europeu de Investigação e Inovação para Regiões Inteligentes e Sustentáveis, multi-institucional;
- Desenvolver as melhores práticas e uma estratégia para reunir infra-estruturas de investigação, conhecimentos especializados, dados e recursos e para colaborar com/obter acesso a outras infra-estruturas estratégicas de investigação;
- Desenvolver programas estruturados de apoio destinados a capacitar as nossas comunidades científicas a abraçar plenamente a Ciência Aberta, a Inovação Aberta, a Educação Aberta, a Ciência Envolvida e a Educação Envolvida;
- Trabalhar para alcançar condições equitativas em termos de estratégias e políticas institucionais de Recursos Humanos para a Investigação, a partir das quais seremos capazes de enfrentar desafios maiores, tais como a mobilidade cerebral, novas avaliações de carreira e estratégias de recrutamento conjuntas;
- Desenvolver um quadro estruturado e integrado para ligar de forma harmoniosa todos os nossos ecossistemas de I&I e o triângulo do conhecimento da aliança E3UDRES2 de educação, investigação e inovação;
- Ao longo do nosso percurso para construir uma agenda comum de I&I, estar ligados e dialogar com alianças de pares e IES, associações de IES e grupos de defesa, e decisores políticos com vista a contribuir com resultados baseados em provas para a co-criação de futuros programas de trabalho EEE/ERA e para informar melhor as políticas.