Ent-r-e-novators: Assembleia Geral na Letónia impulsiona projeto em sua fase final

Nos dias 6 e 7 de março de 2025, a Vidzeme University of Applied Sciences, na Letónia, recebeu a 6.ª General Assembly do E³UDRES² Ent-r-e-novators, um encontro crucial para alinhar estratégias e garantir a sustentabilidade do projeto. O Politécnico de Setúbal, entidade coordenadora do projeto, esteve representado por uma delegação composta por Luís Coelho, coordenador do Ent-r-e-novators, Nuno Pereira, Raquel Barreira e Susana Galvão, membros da equipa de coordenação e comunicação, e pela vice-presidente do Politécnico, Luísa Carvalho, que integrou a reunião da Comissão Executiva no dia 7 de março.

 

6ª EDIÇÃO DA GENERAL ASSEMBLY
Durante o evento, houve reunião da Comissão Executiva e foram partilhados os resultados alcançados até ao momento, analisado o ponto da situação dos vários eixos do projeto e identificados os desafios finais que a serem superados.

Além disso, houve um workshop internacional sobre competências de liderança e gestão de recursos humanos no ensino superior. A iniciativa reuniu especialistas e representantes das instituições parceiras para debater desafios e boas práticas na gestão de talento académico, contribuindo para o desenvolvimento de abordagens inovadoras na administração universitária.

Este é o terceiro e último ano do projeto, portanto a General Assembly foi um momento essencial para garantir que os esforços feitos até agora se traduzem em resultados concretos e sustentáveis, deixando um legado sólido para a investigação e inovação no espaço europeu. Outro dos pontos centrais desta Assembleia Geral foi o planeamento do acompanhamento das iniciativas após a conclusão do projeto, assegurando que as estratégias delineadas terão continuidade e impacto sustentado no ecossistema europeu de inovação.

 

PROJETO E³UDRES² ENT-R-E-NOVATORS
O E³UDRES² Ent-r-e-novators é um projeto europeu que impulsiona a investigação e a inovação no ensino superior, unindo universidades para desenvolver soluções inovadoras que impactam a sociedade. Para isto, reúne seis parceiros da E³UDRES² para co-desenvolver uma estratégia comum de investigação e inovação, promovendo o empreendedorismo, a inovação e uma educação mais inclusiva. Em outras palavras, este é o núcleo de R&D da E³UDRES² e é fundamental para o fomentar da colaboração internacional e definir o papel das instituições de ensino superior na criação de conhecimento aplicado e na formação de profissionais preparados para os desafios do futuro.

Durante a sua duração, o projeto recebeu uma avaliação altamente positiva da Comissão Europeia, reconhecendo o impacto das ações desenvolvidas. Com a maioria das metas e atividades já cumpridas, os esforços estão agora concentrados na consolidação das estratégias e planos de ação para os diferentes setores de investigação no âmbito da E³UDRES².

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