A aliança E³UDRES² esteve representada no Encontro Nacional de Ciência Cidadã, no dia 28 de novembro, com a apresentação de um projeto inovador desenvolvido no âmbito das equipas de investigação da E³UDRES². O trabalho tem como primeiro autor Rui Neves Madeira, docente da ESTSetúbal do Politécnico de Setúbal e foi apresentado por Pedro Albuquerque Santos, que também já foi docente e pesquisador do Politécnico e atualmente é docente no ISEL.
Transformação na Agricultura de Precisão
No evento, que ocorreu na cidade de Coimbra, foram apresentados os detalhes do processo de desenvolvimento do TWINSOR, um sistema de agricultura de precisão. Este sistema oferece aos agricultores uma réplica digital dos seus campos, permitindo a visualização de dados de sensores e a integração de modelos preditivos. Com participação ativa de agricultores, técnicos e pesquisadores, o TWINSOR visa otimizar a gestão agrícola, atendendo às necessidades do setor de forma inovadora.
O TWINSOR no futuro
Segundo os autores, o sistema atingiu um estágio de desenvolvimento robusto e funcional, graças à colaboração entre a equipa de investigação e os stakeholders e parceiros do setor agrícola. O TWINSOR encaminha-se para uma fase de aprimoramento e a equipa de investigação prevê que os próximos passos estarão concentrados no design e implementação dos principais componentes da plataforma.
Participação Ativa na Ciência Cidadã
O projeto, com o potencial de catalisar melhorias e progressos na esfera da agricultura de precisão, reflete o empenho da aliança E³UDRES² em impulsionar o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica em prol do desenvolvimento regional. Adicionalmente, a participação no evento evidencia os esforços da aliança para fortalecer os vínculos entre a ciência e os cidadãos.
👉 Para descobrir mais sobre o TWINSOR, acede ao PROGRAMA do evento e seleciona “Co-Criação do TWINSOR para uma Ciência Cidadã num Eco-Sistema de Monitorização em Agricultura de Precisão”.